Entre as propostas do Proam à Secretaria do Verde e Meio Ambiente estão incentivos à frota de ônibus não poluentes. Presidente da entidade diz que Corredor ABD é exemplo e que rede de trólebus ociosa da capital deve ser aproveitada.
A cidade de São Paulo está num momento crítico, mas pela qualificação dos transportes públicos pode começar a mudar a situação. De acordo com estudos do médico Paulo Saldiva, do laboratório de poluição da USP - Universidade de São Paulo, por ano, em média, 4 mil pessoas morrem na cidade por problemas de saúde agravados devido à alta quantidade de poluentes na atmosfera.
A licitação dos transportes coletivos, cujo edital deve ser lançado no próximo mês, pode ajudar a reverter esse quadro.
Se os ônibus ganharem eficiência, mais qualidade e conforto, algumas pessoas podem ser estimuladas a fazer menos deslocamentos de carros e motos na cidade. Hoje o principal problema em relação à qualidade do ar é o excesso de veículos de transporte individual. Entretanto, se a frota de ônibus for menos poluente, também haverá grandes avanços.
A Prefeitura de São Paulo sinalizou em audiência pública, que teve cobertura do
Diário do Transporte, que não deve exigir dos empresários modelos específicos de ônibus, mas vai estimular metas de redução de poluentes no edital.
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Fonte: Adamo Banzani - Blog do Transporte