HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
22 jan 2018 - 02:56
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Espanhóis fazem mudança genética para produzir biodiesel

Projeto tem a participação de várias entidades


Pesquisadores da Universidade de Múrcia, Espanha, participarão de um projeto em parceria com o Departamento de Energia dos Estados Unidos para analisar modificações químicas do DNA de alguns fungos utilizados na produção de biodiesel e que possam gerar um aumento na fabricação desse combustível.
O projeto será realizado durante os próximos três anos pelos pesquisadores do grupo de Genômica e Biotecnologia da Universidade de Múrcia através do Instituto Joint Genome, um dos centros mais importantes de sequenciação e caracterização de genomas do mundo.

No projeto, no qual também participam as unidades de Sevilha, Duke (Estados Unidos) e Melbourne (Austrália), junto à colaboração das universidades de Navarra, da Califórnia em Riversidade (Estados Unidos), de Oregon (Estados Unidos) e o Centro de Regulação Genômica de Barcelona, se tentará demonstrar a capacidade de manipular geneticamente fungos implicados na acumulação de lípidos no processo de fabricação do biodiesel.

Dessa maneira, se poderia aumentar a produção desse combustível de maneira sensível e utilizar fungos denominados basais, ou seja, menos complexos. Os pesquisadores de Múrcia serão os encarregados de coordenar, desenhar os experimentos e gerar as amostras que posteriormente serão analisadas como resultados. Os demais participantes realizarão as demais tarefas do estudo.

Além disso, a universidade acredita que pode aproveitar os resultados deste trabalho para aprofundar outros campos de pesquisa nos quais intervém o grupo Genômica e Biotecnologia Molecular de Fungos, que atualmente está estudando o processo de infecção de fungos que causam a mucormicose, uma doença para a qual não existe tratamento eficaz e que apresenta mortalidade que pode chegar até 90%.

Fonte: Agrolink
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO