HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
10 out 2016 - 09:44
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Energia para um mundo menos contaminado

As empresas aceleram sua transformação antes da chegada do carro elétrico e do impulso das energias renováveis


A pouco mais de um mês da próxima cúpula do clima, em Marrakech, inúmeros fóruns, estudos, projeções e mensagens públicas continuam discutindo as conclusões da cúpula anterior sobre as mudanças climáticas - a COP21 de Paris -, que foi encerrada com o compromisso de que o mundo manterá o aumento médio da temperatura muito abaixo dos dois graus centígrados. 'Gostamos de pensar que faremos isso de uma maneira agradável e controlada, e não vivendo em um planeta hostil, onde desaparecerão grandes populações humanas. Mas, de uma forma ou de outra, teremos que fazer', sorri Dimitri Zenghelis.


Para o pesquisador, é uma questão de escolher entre o susto e a morte. Ao fim de setembro, participou de uma conferência em Madri, na qual lançou um punhado de frases provocativas: 'Embora haja uma enorme quantidade de combustíveis fósseis, grande parte das reservas de gás e carbono terão que ficar debaixo da terra', foi uma delas. 'Agora a temperatura da terra está um grau acima do que era na época pré-industrial. O que aconteceria se a temperatura subisse quatro ou cinco graus? Provavelmente, pensamos que não faria diferença, mas, na última vez que isso ocorreu, havia jacarés nos polos'.


Zenghelis lembrou naquele fórum, organizado pela Câmara de Comércio dos EUA na Espanha e pelo Instituto Elcano, que milhares de empresas, e não apenas os cidadãos, motivam os governos a estabelecerem limites mais exigentes em políticas de meio-ambiente. 'E não o fazem porque se dedicam a criar ursos polares, mas porque querem ser mais eficientes'. A eficiência, de fato, é a palavra mágica que deveria mudar as coisas em um setor que precisa bastante de uma correção de rumo.


Clique aqui para continuar a leitura.


Fonte: El País

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17 mai 2024

Como a Vale puxa a descarbonização de seus fornecedores

+
SAIBA MAIS
17 mai 2024

Volvo FH ganha versão para rodar com B100

+
SAIBA MAIS
14 mai 2024

Brasil precisa estar preparado para diversidade de tecnologias limpas

+
SAIBA MAIS
14 mai 2024

Transição verde deve custar US$ 9 trilhões, mas como pagar conta continua incerto

+
SAIBA MAIS
14 mai 2024

Grandes bancos mantêm financiamento aos combustíveis fósseis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO