HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
24 ago 2017 - 08:58
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Empresas de manipulação de alimentos com óleo vegetal vão ter de criar programas de coleta em MS

Estabelecimentos classificados como grandes geradores terão o prazo de 180 dias para se adequarem a legislação publicada nesta quarta (23) no Diário Oficial do estado.




As empresas que trabalham com a manipulação de alimentos, utilizando óleo vegetal na cozinha em Mato Grosso do Sul, vão ter de implantar programas de coleta do material para a reciclagem, visando o reaproveitamento na produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais, cosméticos, biodiesel ou outros derivados.





Essa é uma das determinações da lei estadual publicada nesta quarta-feira (23), no Diário Oficial do estado, que institui o Programa Estadual de Coleta e Reciclagem de Óleos de Origem Vegetal em Mato Grosso do Sul.





A lei estipula que o programa terá como finalidades: evitar a poluição dos recursos hídricos e solo; informar à população quanto aos riscos ambientais causados pelo descarte inadequado do óleo de origem vegetal na rede de esgoto e as vantagens ambientais, econômicas e sociais do seu reaproveitamento; incentivar a prática da reciclagem e favorecer o aproveitamento econômico do material, de modo a gerar emprego e renda.





Entre as diretrizes do programa estão: a discussão, desenvolvimento, adoção e execução de ações, projetos e programas visando atender os objetivos da lei; buscar e incentivar a participação dos municípios; exigir a participação da indústria e do comércio nestas iniciativas; instalar e administrar postos de coleta; fiscalizar grandes consumidores de óleo vegetal, como indústrias de alimentos, hotéis e restaurantes para o cumprimento da legislação e promover campanhas de conscientização, entre outras.





A lei estipula que os estabelecimentos classificados como grandes geradores terão o prazo de 180 dias para se adequarem a legislação e que a desobediência aos seus dispositivos implicará ao infrator penalidades como advertência por escrito, prazo de 48 horas sanar as irregularidades e multa.


Fonte: G1



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO