HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
03 out 2017 - 04:09
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Emissões de gases estufa por gado são 11% maiores que o estimado anteriormente

As emissões de metano decorrentes da pecuária, que contribuem para o aquecimento global, são mais importantes do que se acreditava até o momento, revela um estudo publicado nesta sexta-feira. 


As emissões de CH4 - um gás de efeito estufa menos persistente mas muito mais potente que o CO2 - foram em 2011 exatamente 11% superiores em relação às estimativas, baseadas em dados antigos obtidos, principalmente, do Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC, sigla em inglês) de 2006, destaca o estudo, publicado na revista Carbon Balance and Management.

Estas emissões estão vinculadas a fenômenos de fermentação durante o processo de digestão dos ruminantes, mas também ao armazenamento e tratamento do esterco.

"Em numerosas regiões do mundo, o volume de gado aumenta e há animais cada vez mais gordos, que ingerem um maior volume de alimentos. Isto, somado às mudanças de gestão do gado, pode provocar um aumento das emissões", destaca a principal autora do estudo, Julie Wolf, do departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Ghassem Asrar, diretor do Joint Global Change Research Institute, com sede em Maryland, disse que "as emissões de metano produto da pecuária cresceram mais fortemente nas regiões que se desenvolvem rapidamente, na Ásia, América Latina e África".

"Por outro lado, estas emissões aumentaram menos fortemente nos Estados Unidos e no Canadá, e caíram ligeiramente na Europa ocidental".

As emissões globais de metano na atmosfera dispararam nos últimos dez anos devido, principalmente, à exploração de energias fósseis e por atividades agrícolas, segundo outro estudo, publicado no final de 2016.

Segundo o IPCC, que se encarrega de recolher e analisar regularmente os dados sobre o aquecimento global, o metano foi responsável por 16% das emissões de gases de efeito estufa em 2015. Já o CO2, emitido principalmente pela combustão de petróleo, gás e carvão, responde por 75%.

"Nossa alimentação cada vez mais inclui carne e produtos do leite, e seu custo climático tende a aumentar", destacou Dave Reay, professor da Universidade de Edimburgo.

"Reduzir a produção de metano procedente do gado talvez não seja tão espetacular como as turbinas eólicas ou os painéis solares, mas é igualmente vital".

Fonte: AFP publicado no UOL Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO