HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADOS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
CONTATO
NOTÍCIA
01 nov 2019
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Emergência Climática - Cientistas alertam para novas ameaças à saúde causadas pelo aquecimento global

Pesquisadores da Universidade Monash estão alertando que o aquecimento global provavelmente aumentará as doenças causadas pela desnutrição, devido aos efeitos da exposição ao calor.


Monash University*


Embora esteja bem documentado que o aquecimento global resultará indiretamente em mais pessoas subnutridas devido à produção agrícola ameaçada e ao aumento da insegurança alimentar, este primeiro estudo mundial analisou a ligação entre a exposição ao calor e o aumento da doença de subnutrição.


Os pesquisadores, liderados por Yuming Guo , Professor Associado de Epidemiologia Ambiental e Bioestatística da Escola de Saúde Pública e Medicina Preventiva, analisaram dados de hospitalizações diárias cobrindo quase 80% do Brasil entre 2000 e 2015.


Eles estudaram a ligação entre temperaturas médias diárias e hospitalização por desnutrição, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças.


Os pesquisadores descobriram que, para cada aumento de 1 ° C na temperatura média diária durante a estação quente, havia um aumento de 2,5% no número de hospitalizações por desnutrição.


“A associação entre aumento de calor e hospitalização por desnutrição foi maior para indivíduos com mais de 80 anos e entre 5 e 19 anos”, descobriram os pesquisadores.


“Estimamos que 15,6% das hospitalizações por desnutrição possam ser atribuídas à exposição ao calor durante o período do estudo”.


O estudo diz que o aumento do calor pode causar doenças por desnutrição de várias maneiras:


Reduzindo apetite
Provocando mais consumo de álcool
Reduzindo a motivação ou capacidade de fazer compras e cozinhar
Exacerbar qualquer desnutrição, resultando em hospitalização
Piorar a digestão e absorção já prejudicadas de uma pessoa, aumentando a morbidade gastrointestinal
Prejudique a termorregulação.
O estudo, publicado na revista PLOS Medicine (30 de outubro AEDT), destaca o crescente problema de desnutrição como resultado do aquecimento global.


“A mudança climática é uma das maiores ameaças à redução da fome e da desnutrição, especialmente nos países de baixa e média renda. Estima-se que a mudança climática reduzirá a disponibilidade global de alimentos em 3,2% e, portanto, causará cerca de 30.000 mortes relacionadas ao baixo peso até 2050 ”, diz o relatório.


“No entanto, isso pode realmente subestimar o efeito real das mudanças climáticas na futura morbimortalidade relacionada à desnutrição, porque negligencia os efeitos diretos e a curto prazo do aumento da temperatura.


“Estimamos que mais de 15% das hospitalizações por desnutrição poderiam ter sido atribuídas à exposição ao calor no Brasil durante o período do estudo.


“É plausível especular que as mudanças climáticas possam não apenas aumentar a taxa de desnutrição nas áreas mais afetadas do mundo, mas, ao mesmo tempo, prejudicar a capacidade dos indivíduos de se adaptarem aos aumentos projetados de temperatura.


“As estratégias globais que abordam a sindemia das mudanças climáticas e da desnutrição devem se concentrar nos sistemas alimentares, mas também na prevenção da exposição ao calor”.


Fonte: EcoDebate

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 nov 2019
Associada da APROBIO tem usinas certificadas pelo RenovaBio
+
SAIBA MAIS
19 nov 2019
Mudanças climáticas já prejudicam saúde das crianças, diz relatório
+
SAIBA MAIS
18 nov 2019
Pesquisa de 11 mil cientistas aponta estado de emergência climática
+
SAIBA MAIS
14 nov 2019
Setor de biodiesel defende certificação específica da soja para emissão de CBios
+
SAIBA MAIS
13 nov 2019
Em conferência apoiada pela APROBIO, setor discute próximos passos do biodiesel e do RenovaBio
+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-911 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO