HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
27 nov 2019 - 08:45
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

ECB detalha projeto de construção de planta de HVO no Paraguai

A primeira planta de biocombustíveis avançados da América Latina – a Ômega Green – acaba de ganhar contornos melhor definidos. Num evento realizado nessa segunda-feira (25), foram divulgados quem serão os fornecedores de tecnologias e serviços envolvidos no projeto que havia sido anunciado pelo grupo empresarial brasileiro ECB e pelo governo paraguaio em fevereiro passado.


No evento realizado em Assunção, foram detalhados vários aspectos da planta que fabricará óleo vegetal hidrotratado (HVO) e bioquerosene de aviação e contou com a presença do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, e o presidente do Grupo ECB, o empresário brasileiro Erasmo Carlos Battistella.


Em meados deste mês, Battistella já havia antecipado o envolvimento do UBS e do Barclays na estruturação do financiamento da iniciativa. Para o fornecimento da tecnologia indústria foram selecionados a Honeywell UOP e a Crown Iron Works.


A construção do complexo industrial será realizado pela espanhola Acciona. O contrato entre o Grupo ECB e a empresa foi assinado em Madri na semana passada. As obras deverão ser iniciadas no primeiro semestre de 2020. O prazo de execução é estimado em 30 meses.


O complexo instalado no Paraguai será a terceira planta mundial de biocombustíveis avançados, cuja produção será de 20.000 barris por dia de diesel e querosene renováveis, a maior parte destinada à exportação. Com o investimento, o país se tornará em um dos grandes players do mercado global de biocombustíveis.


Estão previstos investimentos da ordem de US$ 800 milhões. Este é o maior investimento privado que está sendo feito no Paraguai nesse momento. O complexo está será construído em Villeta, cidade a 45 quilômetros de Assunção. A expectativa é que a planta agregue US$ 8 bilhões ao PIB paraguaio nos próximos 10 anos.


Exportação


A produção da usina será voltada principalmente aos mercados internacionais. Segundo o Grupo ECB já foram feitos trabalhos de prospecção de mercados em 15 países desde o anúncio do projeto.


“Estamos vindo ao [Paraguai] para construir juntos e agregar valor às matérias-primas produzidas. O Omega Green vai exportar sua produção, trazendo benefícios econômicos, ambientais e sociais aos paraguaios”, afirmou Battistella.


Fonte: BiodieselBR

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO