HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
24 out 2017 - 13:45
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Diretor da APROBIO garante biodiesel para evolução do mercado

Indústria está pronta para uma demanda de B10, esperado para março de 2018


O diretor superintendente da APROBIO, Julio Cesar Minelli, afirmou hoje (24-10) que não faltará biodiesel no mercado brasileiro, seja qual for a mistura do produto no óleo diesel. 'Com previsibilidade de mercado, o setor produtivo vai investir para atender a demanda com segurança, qualidade e garantia de abastecimento', disse ele ao fazer palestra na Conferência BiodieselBR 2017, em São Paulo.

Segundo Minelli, em 2012, como ao longo de toda a interlocução dos produtores com as autoridades e os demais segmentos da cadeia produtiva, a APROBIO já defendia um mercado de B20 (20% de biodiesel por litro de diesel; hoje são 8%) até 2020. Ele foi claro ao dizer que, independentemente dos estoques - na base das matérias primas -, há sempre capacidade produtiva para ser acionada e atender o mercado, à medida que ele evolui, com previsibilidade. 'Além de estarmos prontos para o B10, a indústria de biodiesel tem capacidade ociosa para atender outras demandas', disse o diretor da APROBIO. Para o executivo, os produtores vislumbram outras misturas, como B15, B20 ou mesmo mais. 'É uma questão de ver como o setor pode contribuir com o crescimento econômico do país', salientou.

O executivo defendeu, ainda, equilíbrio na remuneração de toda a cadeia produtiva, desde o produtor rural até a revenda ao consumidor final. Segundo Julio, por exemplo, se a demanda de farelo de soja subir, mas o preço do óleo vegetal não o remunerar bem, subirá o preço do farelo, que é justamente o vetor de agregação de valor do processamento de biodiesel no complexo soja, o que assegura a oferta de proteína animal no mercado interno da cadeia alimentar. 'Ninguém planta soja para fazer biodiesel, acrescentou, mas para atender a demanda de alimento'.

O biodiesel entra nesse cenário para valorizar o produto in natura, qualificando seu preço internacional e gerando divisas para o país, 'além de melhorar a qualidade do ar, economizar recursos na importação de diesel mineral, reduzir os dispêndios dos sistemas de saúde pública e evitar internações hospitalares e mortes, o que não tem preço', concluiu.

Fonte: Assessoria Aprobio
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO