HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
18 jan 2018 - 02:53
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Davos: Participantes podem eliminar emissões de três milhões de toneladas de CO2

Entre os maiores destaques deste estudo, percebe-se que as 1.808 organizações presentes no Encontro Anual do Fórum Econômico Mundial em Davos-Klosters têm cerca de 813 mil veículos nas suas frotas emitindo em conjunto aproximadamente 3,09 milhões de toneladas de CO2 por ano.


As instituições que vão estar presentes no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, a partir de 24 de janeiro próximo, podem eliminar três milhões de toneladas de CO2 (dióxido de carbono) apenas adequando suas frotas para automóveis de baixas emissões.

Esta é uma das principais conclusões do primeiro ‘Sustainable Fleet Benchmark’, de periodicidade anual, publicado ontem (17) pela LeasePlan Corporation N.V., líder mundial em gestão de frotas e soluções de mobilidade.

'O novo ‘benchmark’ também sublinha a contribuição significativa que as frotas empresariais podem fazer na luta contra as alterações climáticas e destaca as organizações que já estão adequando suas frotas para sustentáveis', adianta um comunicado da LeasePlan.


Entre os maiores destaques deste estudo, percebe-se que as 1.808 organizações que estarão presentes no encontro têm cerca de 813 mil veículos nas suas frotas emitindo em conjunto aproximadamente 3,09 milhões de toneladas de CO2 por ano.

'As frotas estão sendo gradualmente adaptadas para propulsões alternativas, principalmente veículos elétricos de bateria e híbridos ‘plug-in’, à medida que a consciência ambiental aumenta. A proporção de veículos com propulsões alternativas nas frotas empresariais passou de 3,3% em 2015 para 4,3% em 2017', explica o referido comunicado.

A LeasePlan acrescenta que 'é necessário uma ação contínua, uma vez que as emissões médias de CO2 aumentaram ligeiramente em 2017 pela primeira vez desde 2012?, devendo-se isso ao aumento da comercialização de veículos a gasolina, bem como ao primeiro aumento da quilometragem média desde 2013.

O ‘benchmark’ da LeasePlan identifica três perfis para frotas sustentáveis: pioneiro, transformador e líder. O setor tecnológico contém o maior número de empresas com um perfil líder, entre as quais se incluem a Baidu, o Grupo EDF, o Grupo IKEA e o Royal Haskoning DHV.

'As empresas presentes em Davos poderiam eliminar três milhões de toneladas de CO2 simplesmente optando por uma frota de baixas emissões - e isso é apenas o começo. O ‘Sustainable Fleet Benchmark’ da LeasePlan mostra como todas as frotas empresariais podem fazer a diferença na luta contra as alterações climáticas', destaca Tex Gunning, CEO da LeasePlan.

As alterações climáticas e o modo de as prevenir é um dos principais tópicos da reunião do Fórum Económico Mundial deste ano em Davos.

'Cerca de metade dos carros na estrada pertencem hoje às empresas e a transição para frotas mais ‘amigas do ambiente’ apresenta-se como uma das melhores formas de reduzir as emissões globais. As frotas empresariais devem fazer parte desta discussão. É simples como uma decisão da liderança que diga ‘vamos fazer a mudança’, e isso pode acontecer hoje, nos ajudará a mudar panoramas futuros. A LeasePlan está empenhada em apoiar qualquer organização que deseje contribuir positivamente para este desafio histórico', defende o comunicado da empresa.

As conclusões deste estudo são baseadas numa análise do banco de dados da LeasePlan de mais de 500 mil veículos em 32 países, a operar em setores que vão desde os cuidados de saúde até à tecnologia.

De acordo com a LeasePlan, o transporte rodoviário representa cerca de 20% das emissões totais de dióxido de carbono da UE (CO2).

A 48ª Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial ocorre em Davos-Klosters de 23 a 26 de janeiro.

Fonte: Jornal Econômico


 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO