HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
11 mai 2018 - 04:49
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Costa Rica pode ser o primeiro país descarbonizado do mundo

O novo presidente da Costa Rica está determinado a acabar com os combustíveis fósseis em todo o país e foi exatamente isso que ele disse em sua posse. Certamente, é um passo muito importante para o futuro sustentável do país que está tomando uma decisão pioneira visando à qualidade de vida e principalmente as gerações futuras.

Durante sua posse, Carlos Alvarado, discursou sobre a importância da 'tarefa titânica que será abolir o uso de combustíveis fósseis ', sem prejudicar a economia do país, garantindo assim uma abertura para o uso de tecnologias e energias renováveis.

No percurso, até o local onde seria realizada a cerimônia de posse, Alvarado, de 38 anos, teve a oportunidade de dirigir um ônibus movido a hidrogênio e aproveitou para falar sobre a importância de acabar com os combustíveis fósseis no país o mais rápido possível.

O objetivo do presidente é dar início ao projeto e impedir o uso de combustíveis fósseis já em 2021 que marca o 200º ano da independência do país.

O país gera mais de 99% de sua eletricidade por meio de fontes renováveis. Contudo, especialistas dizem que chegar rapidamente a zero emissões de carbono, no setor de transportes, pode ser complicado. Oscar Echeverría, presidente da Associação de Importadores de Veículos e Máquinas, disse que: 'Se não houver infraestrutura preparatória, competência, preços acessíveis e gerenciamento de resíduos, estaríamos levando este processo ao fracasso. Precisamos ter cuidado'.

O pesquisador de energia da Universidade da Califórnia em Berkeley, José Daniel Lara, disse que pode ser irreal cortar completamente os combustíveis fósseis em poucos anos, mas o plano pode abrir caminho para ações mais rápidas,'Uma proposta como esta deve ser vista por seu valor retórico e não por sua precisão técnica', ressaltou.

Fonte: Meio Ambiente Rio
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO