HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
01 jun 2018 - 04:01
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Como a greve dos caminhoneiros freou a poluição em São Paulo

Ligado ao Instituto de Estudos Aplicados da USP, o pesquisador Paulo Saldiva aproveitou a redução de veículos nas ruas para medir o que aconteceu com o ar da capital paulista


No dia 21 de maio de 2018, caminhoneiros iniciaram uma greve com bloqueios que fecharam estradas. O movimento teve como consequência a falta de diversas mercadorias dentro e fora das cidades, como medicamentos, ração para animais, alimentos, peças, e combustíveis. A ação dos caminhoneiros foi motivada pela alta no preço do diesel e da gasolina no último ano.

Em junho de 2017, o Estado abandonou a política de controle de preços de combustíveis pela Petrobras. Um mês depois, aumentou impostos sobre combustíveis para elevar a arrecadação. Em 12 meses, o litro do diesel, combustível utilizado por caminhões, ficou 12,5% mais caro nas bombas. O governo diz que há indícios de que donos de empresas de transporte impulsionaram as paralisações, que começaram a arrefecer após a promessa de novos benefícios fiscais.

A greve levou à falta de abastecimento de combustíveis nos postos e, consequentemente, à redução visível do trânsito nas grandes cidades. Ligado ao Instituto de Estudos Aplicados da USP (Universidade de São Paulo), o pesquisador Paulo Saldiva aproveitou essa rara oportunidade para medir como a qualidade do ar da cidade de São Paulo ficou com as ruas mais vazias.

Os dados preliminares focaram na concentração de NO2 (dióxido nitroso), um dos poluentes emitidos pela queima de combustíveis fósseis. Ela tomou o padrão de variação da poluição na semana anterior à greve, do dia 14 a 20 de maio, como base de comparação.

Continue lendo aqui.

Fonte: Nexo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO