HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
01 mar 2019 - 11:18
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Cientistas têm 99% de certeza que humanos causaram o aquecimento global


ão é novidade que o homem tem uma grande parcela de culpa em relação ao aquecimento global e a mudança climática. De acordo com estudo publicado na revista Nature Climate Change, as certezas desse fato aumentaram e acredita-se que há uma chance em um milhão de que a mudança climática está sendo causada por qualquer outro fator além da ação dos seres humanos.

Os cientistas chegaram à conclusão a partir da análise de uma base de dados de satélites que estão coletando informações há mais de 40 anos. O trabalho foi pensado para investigar três conjuntos de dados anteriores, inclusive o conhecimento presente no relatório Charney. Publicado em 1979, o estudo feito pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos foi um dos primeiros estudos sobre dióxido de carbono e mudança climática.

No estudo, os pesquisadores contam que atingiram o 'padrão ouro' no nível de certeza de que os humanos são responsáveis pelas mudanças climáticas e o aquecimento global. "A humanidade não pode ignorar esses sinais claros", conclui o relatório.

Outras pesquisas já comprovaram que o planeta está esquentando e que os desastres naturais vêm se tornando mais comuns. Isso acontece porque, entre outras coisas, os humanos estão queimando combustíveis fósseis e cortando árvores que absorvem CO2 - dessa forma, os gases ficam 'presos' em nossa atmosfera, que fica muito quente. O derretimento das calotas polares, o aumento do nível do mar e das temperaturas do globo são algumas das outras mudanças perceptíveis diariamente.

O último relatório publicado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) reforça a necessidade de as modificações acontecerem o quanto antes. Segundo a organização, caso as temperaturas continuem subindo, o planeta Terra poderá passar por consequências ainda mais devastadoras.

Fonte: Galileu
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO