HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
11 jun 2019 - 08:20
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Cientistas mostram impacto na saúde como apelo à crise climática

Em dezembro, um relatório da OMS apontou que combater a crise climática salvaria pelo menos um milhão de vidas por ano, tornando-se um imperativo moral agir


Um relatório de especialistas de 27 academias nacionais de ciência mostrou o dano generalizado que o aquecimento global já está causando na saúde das pessoas e os impactos cada vez mais graves esperados no futuro.

Ondas de calor escaldantes e inundações vão exigir mais vítimas, à medida que o clima extremo aumenta, mas também há sérios efeitos indiretos, desde a disseminação de doenças transmitidas por mosquitos até o agravamento da saúde mental.





No entanto, também houve grandes benefícios da ação para reduzir as emissões de carbono, constatou o relatório, especialmente o corte de 350.000 mortes prematuras por poluição do ar todos os anos na Europa causadas pela queima de combustíveis fósseis. 'Os benefícios econômicos da ação para abordar os efeitos atuais e futuros da mudança climática na saúde provavelmente serão substanciais', concluiu o relatório.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou em novembro que a crise climática já era uma crise de saúde. 'Não podemos atrasar a ação sobre a mudança climática', disse ele. 'Não podemos mais passar por essa emergência de saúde.' Em dezembro, um relatório da OMS disse que combater a crise climática salvaria pelo menos um milhão de vidas por ano, tornando-se um imperativo moral agir.

O novo relatório, 'O Imperativo da Ação Climática para Proteger a Saúde Humana na Europa', avaliou as evidências científicas dos efeitos do aquecimento global na saúde.



Leia também:  Juristas pela Democracia: Moro cometeu ilegalidades na Lava Jato e deve ser investigado


Condições climáticas extremas, como ondas de calor, inundações e secas, têm impactos diretos de curto prazo, mas também afetam as pessoas a longo prazo. 'Os efeitos da saúde mental incluem transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade, abuso de substâncias e depressão', diz o relatório.

Os cientistas também estavam preocupados com o efeito do clima extremo na produção de alimentos, com estudos mostrando um corte de 5 a 25% no rendimento das culturas básicas na região do Mediterrâneo nas próximas décadas. Mas o relatório disse que mesmo pequenos cortes na ingestão de carne podem levar a cortes significativos nas emissões de carbono, bem como benefícios à saúde.

O relatório antecipa a propagação de doenças infecciosas na Europa à medida que as temperaturas aumentam, e aumenta a variedade de mosquitos que transmitem dengue, e carrapatos que causam a doença de Lyme. A intoxicação alimentar também pode aumentar, uma vez que as bactérias salmonelas prosperaram em condições mais quentes, segundo o relatório. Ele também encontrou pesquisas sugerindo que a resistência a antibióticos em E. coli aumenta em condições mais quentes.

'Estamos expondo toda a população mundial às mudanças no clima, e isso é claramente muito preocupante, já que estamos nos movendo para um território inexplorado', disse Haines, professor de mudança ambiental e saúde pública da Escola de Higiene e Saúde de Londres. Remédio Tropical.

'Estamos sujeitando os jovens e as gerações futuras a esses riscos crescentes [de saúde] por muitas centenas de anos, se não milênios', disse ele. 'Temos que tentar minimizar os efeitos e avançar para uma economia de baixo carbono'.

Leia também:  IBGE: indústria cresce 0,3% em abril, mas acumula queda de 2,7% no ano


'Pensamos que reformular a mudança climática como um problema de saúde pode ajudar a envolver o público porque a maioria das pessoas não está apenas preocupada com sua própria saúde, mas com a saúde de seus entes queridos e seus descendentes.

'Achamos que essa é uma maneira de mobilizar o público e aumentar a preocupação de maneira construtiva e aumentar o impulso para a mudança.'

As emissões globais de carbono ainda estão aumentando, mas cientistas afirmam que cortes rápidos e profundos são necessários para limitar os aumentos de temperatura a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais e evitar os piores impactos.

Fonte: Jornal GGN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO