HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
06 set 2017 - 04:04
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Cidades da Bolívia celebram dia sem carro em prol do meio ambiente

Os habitantes das principais cidades da Bolívia levaram a sério o Dia dos Pedestres e Ciclistas, comemorado neste domingo, dia 3 de setembro. Os bolivianos deixaram os carros parados e em seu lugar praticaram esportes para ajudar a reduzir a poluição do meio ambiente.

La Paz e as cidades andinas de El Alto, Oruro e Potosí, Cochabamba, Sucre e Santa Cruz foram as que restringiram o uso de automóveis nesse dia por pelo menos oito horas.

O evento principal foi realizado em Cochabamba, onde o presidente Evo Morales liderou uma caravana com centenas de ciclistas que pedalaram por várias ruas da cidade em direção ao estádio Félix Capriles.

'A poluição do ar cai entre 60 e 70%, porque 70% dos poluentes do ar provêm dos veículos', disse Soledad Delgadillo, do governo municipal de Cochabamba. 'A diferença na qualidade do ar é perceptível. A poluição cai para quase zero quando normalmente pode subir até 100 partes por metro cúbico ', disse Jorge Martin Villarroel, diretor da ONG ambiental PAAC.

À medida que a população de classe média da Bolívia crescia nos últimos 10 anos, o número de carros que obstruem as ruas da cidade também aumentava na mesma medida.

O evento que proíbe os carros de circularem na cidade começou há 18 anos em Cochabamba, uma das cinco cidades mais poluídas da América Latina, e gradualmente se tornou presente em todo o país. Tornou-se tão popular, que em 2011 o governo boliviano criou uma lei que instituiu o 'Dia Nacional do Pedestre e do Ciclista em defesa da Mãe Terra', marcando a data anual de celebração no primeiro domingo de setembro.

Mas em Cochabamba agora são três dias dedicados aos pedestres por ano, incluindo o dia nacional, enquanto a cidade de Potosi, nas terras altas da Bolívia, recentemente estabeleceu quatro dias.

Em La Paz, capital da Bolívia, o dia dos pedestres de 2017 também foi usado para promover a participação no esporte.

No Brasil o 'Dia Mundial sem Carro' é uma data internacional celebrada dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo. Assim como o evento boliviano, o objetivo é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Com informações da agência EFE e do jornal The Guardian (UK)

Fonte: Diário do Transporte
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO