HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
24 jan 2017 - 09:05
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

China quer EUA de Trump lutando contra mudanças climáticas

Ministro chinês convocou países a cumprir o Acordo de Paris; Presidente americano desconversa sobre clima e relação com país asiático é tensa


O governo da China convidou na última segunda-feira (23) o novo Executivo dos Estados Unidos liderado por Donald Trump a seguir com a luta contra a mudança climática e ressaltou que todos os países devem agir para freá-lo, cumprindo o Acordo de Paris.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês Hua Chunying estendeu as mãos de Pequim para o novo Executivo americano com o qual, segundo ela garantiu em entrevista coletiva, tem canais abertos para "manter o contato" desde a eleição de Trump.

"A China está disposta a trabalhar com todas as partes, incluindo a nova administração dos Estados Unidos, para continuar com o diálogo e a cooperação prática sobre a questão da mudança climática", afirmou Hua.


A porta-voz da diplomacia chinesa destacou a importância do Acordo de Paris, um "marco" segundo ela, que a China tem intenção de implementar em suas políticas domésticas e que quer promover na cenário internacional.


"É uma conquista que não foi fácil, todos os países deveriam acompanhar esta tendência, aproveitar a oportunidade, adotar ações e implementar o acordo para o futuro das próximas gerações", indicou a porta-voz chinesa.


Hua insistiu na disposição da China de trabalhar conjuntamente com Trump, apesar das críticas do presidente americano relativas ao gigante asiático e de sua aproximação com Taiwan, e assegurou que seu colega chinês, Xi Jinping, enviou uma mensagem de felicitação ao novo chefe de Estado após sua posse na sexta-feira.

"Estamos prontos para trabalhar com o novo governo (dos Estados Unidos) de forma construtiva para solucionar nossas diferenças e evitar um desencontro nas relações gerais entre os dois países", afirmou a porta-voz.


Em relação à política americana para Taiwan, Hua afirmou que acredita que Trump respeitará o princípio de uma única China, pelo qual Washington reconhece o governo em Pequim como o único legítimo, negando as aspirações independentistas de Taiwan, e que o magnata será "prudente" e tratará de forma "adequada" suas relações com a ilha.

O líder americano declarou em seu discurso de posse sua intenção de colocar os Estados Unidos "em primeiro lugar" e, após suas críticas às políticas do gigante asiático durante a campanha e já como presidente eleito, alguns analistas especulam que pode haver uma guerra comercial entre ambas as potências.

"As guerras e confrontações comerciais não produzirão ganhadores, só vão prejudicar os interesses de ambas e de todas as partes", opinou Hua, que pediu a Washington que resolva de forma conjunta com Pequim suas disputas e desacordos em matéria comercial.

Fonte: EFE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26 abr 2024

Governo quer alíquota menor ao biocombustível na tributária

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO