HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
23 mai 2017 - 06:27
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

China e Índia investem pesado na batalha contra as mudanças climáticas


Os grandes poluidores do mundo estão acelerando seus investimentos em fontes de energia renováveis, deixando os EUA para trás


Até recentemente a China e a Índia eram vistas como obstáculos na batalha contra as mudanças climáticas. No entanto, ambos os países aceleraram seus investimentos em fontes de energias renováveis, reduzindo sua dependência nos combustíveis fósseis. Agora são os Estados Unidos, de Donald Trump, que parecem estar atrasando o combate. A informação é do New York Times.

Segundo uma pesquisa divulgada na última semana, no encontro de mudanças climáticas das Nações Unidas na Alemanha, a China e a Índia devem atingir facilmente as metas climáticas que estabeleceram para si no Acordo de Paris, em 2015.

Todos os signatários do acordo concordaram em reduzir as emissões de dióxido de carbono, mas o progresso do país número um em poluição, a China, e do terceiro maior, a Índia, estão surpreendendo.

Esta é uma lição para os Estados Unidos, já que o governo Trump parece estar determinado em acabar com toda e qualquer iniciativa promovida por Barack Obama no Acordo de Paris. A China e a Índia estão percebendo que investir em energias renováveis pode ser benéfico para a economia. Ao investir pesado na energia solar e na eólica, o custo da tecnologia fica mais barato. Além disso, fontes renováveis podem gerar energia mais barata do que combustíveis fósseis como o carvão. Num recente leilão na China, o Kw/h custava cerca de US$ 3,79. O custo era 50% menor do que no ano passado e 24% menor que a média da energia gerada por combustíveis fósseis.

O entusiasmo da China e da Índia por energia mais limpa também vale para vencer a terrível poluição do ar que atinge cidades como Pequim e Nova Delhi. Os investimentos podem gerar uma melhora na saúde pública, que costuma sofrer com casos de doenças respiratórias.

Nesta corrida contra as mudanças climáticas, os Estados Unidos estão perdendo para a China e para a Índia.

Fonte: Opinião e Notícia


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16 out 2024

A boa nova do combustível do futuro

+
SAIBA MAIS
16 out 2024

BNDES aprova R$ 500 mi para planta de etanol de milho no Paraná

+
SAIBA MAIS
16 out 2024

'É preciso explicar que também é um negócio', diz comissário da UE sobre transição verde

+
SAIBA MAIS
11 out 2024

Uso de biocombustíveis pode antecipar meta de redução de emissões

+
SAIBA MAIS
11 out 2024

Combustível do Futuro cria ambiente favorável a diesel verde e SAF

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO