HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADOS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
CONTATO
NOTÍCIA
11 fev 2020 - 09:30
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Ceará deve produzir combustível sustentável para aviação

Em seminário realizado nesta sexta-feira (7), foi discutida a implantação no Ceará da primeira planta de bioquerosene para aviação do mundo


Nesta sexta-feira (07), representantes do Governo do Ceará, do Governo Federal e Governo da Alemanha estiveram reunidos para discutir a geração de combustíveis alternativos para aviação. Na ocasião foi apresentado o ProQR, programa do Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), articulado com o governo alemão, que tem como objetivo desenvolver projetos de combustíveis alternativos sem impactos climáticos para a aviação. Como resultado, deve ser implantada no Ceará, em até três anos, a primeira planta piloto do mundo de produção de querosene sustentável para aviação.


O evento mobilizou pesquisadores e empresas, sendo organizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Fraport e GIZ, Agência de fomento e inovação da Alemanha. O encontro aconteceu no auditório da Companhia de Gás do Estado do Ceará (Cegás). A programação teve início com a apresentação do secretário-executivo de Comércio, Serviços e Inovação, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Júlio Cavalcante, e do Presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo. Ambos falaram da importância do evento no contexto mundial e de que maneira o Ceará pode ser pioneiro na produção de combustíveis alternativos para a aviação.


O representante do Ministério, Rafael Menezes, explicou sobre o ProQR, desenvolvido em parceria com o governo da Alemanha, mencionando a importância da articulação entre governos, academia e iniciativa privada para o desenvolvimento de uma tecnologia disruptiva e de impacto neutro para o meio ambiente e para a sociedade brasileira.


O workshop tem o objetivo de desenvolver um arranjo institucional para implantar a primeira planta piloto de combustíveis alternativos para a aviação. A ideia dessa planta piloto é implantar uma rede de energia elétrica renovável (eólica ou solar) para produzir hidrogênio e para produzir o bioquerosene de aviação com as especificações que superem as exigências da regulação mundial. Com o arranjo institucional montado para a implantação do ProQR deve ser implantada no Ceará em até três anos, a primeira planta piloto do mundo de produção de querosene de aviação.


“A ideia é produzir a primeira planta de querosene sustentável de aviação. A importância é que há uma demanda global, pois a aviação tem que ter 1% de todo o querosene consumido de origem renovável. Hoje, ainda não existe nada assim no mundo. Portanto, seríamos os primeiros a produzir querosene de aviação, digamos que é um biodiesel para a aviação”, explica Júlio Cavalcante, da Sedet.


Estiveram presentes representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal de Inovação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Superintendente Estadual do Meio Ambiente (Semace), BNDES, Agência de Fomento e Inovação da Alemanha (GIZ), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Fraport, Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Sindienergia, Câmara Setorial de Energias Renováveis e da empresa de tecnologia Hytron.


Fonte: Governo do Estado do Ceará

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21 fev 2020
USDA ANUNCIA META DE 30% DE BIOCOMBUSTÍVEL PARA 2050
+
SAIBA MAIS
21 fev 2020
Mais de 230 usinas buscam emissão de créditos de carbono no RenovaBio
+
SAIBA MAIS
20 fev 2020
Câmara aprova MP que altera regras do crédito rural
+
SAIBA MAIS
20 fev 2020
Faturamento do setor de biodiesel avançou 11% em 2019
+
SAIBA MAIS
17 fev 2020
APROBIO participa de reunião sobre mudanças no modelo de comercialização do biodiesel
+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-911 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO