HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
10 set 2018 - 14:04
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Brasil tem potencial para liderar setor de produção de energia sustentável

Pesquisador do Grupo de Inteligência Territorial e Estratégica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), José Dílcio Rocha aponta a grande dependência do mundo quanto a combustíveis fósseis: notoriamente o petróleo, o gás natural e o carvão mineral, que além de sujeitos a variações de preços, também sofrem impactos de ordem política, já que as maiores reservas do mundo se concentram em países árabes instáveis.

O especialista cita, portanto, grande vantagem competitiva do Brasil ao investir no potencial energético do etanol, do biogás e do biodiesel, por exemplo, por serem "neutros na emissão de carbono e preservarem a qualidade do clima".

"As convenções climáticas anuais têm sinalizado que o uso gradativo de biocombustível ajuda a minimizar problemas que impactam de forma prática a vida das pessoas, como a diminuição de produtividade da agricultura, das ondas de calor, tsunami, erupções vulcânicas, terremotos, etc. Tudo isso pode ser minimizado se a população mundial passar a usar mais biocombustível", avalia José Dílcio.

"O Brasil é um grande produtor agrícola, tem um programa de etanol combustível desde os anos de 1970, o de biodiesel desde 2004 e agora estamos com novos programas de biogás, de geração de bioeletrecidade à partir da biomassa de florestas Ou seja, temos todas as condições para ampliar o uso de energias renováveis e ainda exportar, ajudando outros países a atingirem as metas climáticas [previstas no Acordo de Paris].

Porém, para o pesquisador, o investimento na área ainda é o grande gargalo para a produção em quantidade de bioenergia no país. Dílcio diz que produtores-chave do setor, tanto no Brasil quanto no exterior, aguardam a definição do cenário político antes de voltarem a apostar no potencial brasileiro.

"A instabilidade política tem desviado muita atenção dos investidores. Eles esperam que passe as eleições, definir o quadro político do ano que vem para fazer novos investimentos. Não é por falta de tecnologia nem de matéria-prima, tá faltando apenas os setores privado e público fazerem parcerias para impulsionar o setor na medida que precisamos"

Fonte: Brasil Agro - Online
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Deputado diz que Petrobras tenta “pegar carona” no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO