HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
CONTATO
NOTÍCIA
21 set 2016 - 11:15
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Brasil mostra ações ambientais ao mundo

Em viagem a Nova York, Sarney Filho participa de reuniões com Noruega, União Europeia e GEF para divulgar ações brasileiras na agenda ambiental.


O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, reforçou nesta terça-feira (20/09) a liderança brasileira na agenda sobre mudança do clima, conservação e sustentabilidade. Na programação paralela à abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Sarney Filho participou de reuniões bilaterais com representantes da Noruega, da União Europeia e do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês).

A ratificação em tempo recorde do Acordo de Paris está entre os principais temas abordados nos encontros. O comissário da União Europeia para o Clima e a Energia, Miguel Angel Cañete, destacou a atuação brasileira na agenda climática e afirmou que o bloco tem interesse em alinhar propostas com o Brasil para obter novos resultados na próxima Conferência das Partes, a COP 22, que ocorrerá em Marrakesh, em novembro.

O ministro Sarney Filho explicou que o governo brasileiro está, atualmente, em processo de discussão e coordenação das estratégias de implementação das metas brasileiras assumidas no contexto do Acordo de Paris. Ambos também discutiram questões ligadas ao financiamento de ações de corte de emissões de gases de efeito estufa.

PARCERIAS

O pioneirismo brasileiro no combate ao desmatamento foi reiterado pela Noruega. O ministro de Clima e Ambiente da Noruega, Vidar Helgesen, assegurou os interesses do país em dar continuidade à parceria com o Brasil no combate ao desmatamento. Sarney Filho ressaltou que impulsionará o Fundo Amazônia e ampliará a Cooperação Sul-Sul nesse tema com os países da Bacia do Congo, a exemplo do que já faz com os integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Com a presidente do GEF, Naoko Ishii, o ministro Sarney Filho afirmou que o Brasil prosseguirá com as políticas ambientais já em curso ao mesmo tempo em que estabelecerá novas ações e parcerias com o setor privado e a sociedade civil, inclusive para a implementação do Acordo de Paris. Naoko atendeu ao convite de Sarney Filho para que uma equipe do GEF viaje ao Brasil e enfatizou que o Fundo deve funcionar como catalisador de recursos privados.

As agendas contaram com a participação do secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Everton Lucero; do subsecretário-geral de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixador José Antonio Marcondes de Carvalho; do assessor internacional do MMA, Fernando Coimbra; e do diretor executivo do Centro Brasil no Clima, Alfredo Sirkis.

Nesta quarta-feira (21), o ministro Sarney Filho acompanha o presidente Michel Temer na cerimônia de entrega do instrumento de ratificação do Acordo de Paris ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09 abr 2021

Ministro do Meio Ambiente reafirma compromisso com o biodiesel

+
SAIBA MAIS
09 abr 2021

Setor aponta impactos que a redução da mistura de biodiesel representa para toda a cadeia produtiva

+
SAIBA MAIS
09 abr 2021

NOTA DE IMPRENSA CONJUNTA MME/MAPA - 79º Leilão de Biodiesel (L-79)

+
SAIBA MAIS
08 abr 2021

MME participa de webinar sobre o impacto positivo na saúde humana com o uso de biocombustíveis nos transportes

+
SAIBA MAIS
08 abr 2021

Produtoras de biocombustível emitiram 26,28 milhões de CBios na safra 2020/21

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-911 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO