HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
CONTATO
NOTÍCIA
23 out 2019 - 10:10
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Brasil está perto de cumprir meta de redução de CO2, diz ministério

Meta voluntária de emitir 1,9 milhão de toneladas de CO2 equivalente é considerada possível, caso não ocorram alterações bruscas nas políticas nacionais sobre esse tema


O Brasil caminha para atingir a meta de redução nas emissões de dióxido de carbono (CO2) em 2020, disse o Ministério do Meio Ambiente. Segundo a pasta, a projeção foi publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que aponta que a meta voluntária nacional de emitir 1.977 milhão de toneladas de CO2 equivalente, (unidade de medida das emissões de gases do efeito estufa) é considerada possível na avaliação das pesquisadoras, caso não ocorram alterações bruscas nas políticas nacionais sobre esse tema.


O diagnóstico leva em consideração a série temporal de estudos sobre as emissões de CO2 no país – gás que é o principal responsável pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas. De acordo com os dados analisados, em 2005 o Brasil emitiu 2,133 milhões de toneladas de CO2 equivalente. Já em 2015, o volume caiu para 1,368 milhão, o que corresponde a uma redução de 35,9%. 


As pesquisadoras Enid Rocha e Valeria Rezende analisaram os resultados obtidos pela Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC). A iniciativa vem sendo implementada desde 2009 e conta, por exemplo, com o Plano  de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC), que, segundo o estudo, apresenta indicadores com impactos positivos, contribuindo para reduzir as emissões de CO2 no país. O vasto conjunto de incentivos e investimentos que resultaram em crescente participação das energias renováveis na matriz energética nacional também vem contribuindo para o atingimento da meta.


Na avaliação da coordenadora do estudo, Enid Rocha, o estudo mostra que os programas e as ações em curso no enfrentamento às emissões de CO2 permitiram alcançar resultados positivos no Brasil. “O cenário ainda não é o ideal em termos de políticas preventivas às mudanças climáticas, mas os números obtidos confirmam avanços sólidos no período analisado”, afirma a pesquisadora.


A Secretaria de Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente afirma que Brasil está a caminho de cumprir seus compromissos no âmbito da Convenção sobre Mudança do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU). “Seja a redução nacional voluntária de emissões de gases de efeito estufa no pré-2020 assim como a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Acordo de Paris (pós-2020)”, disse.


Fonte: Canal Rural

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 set 2020

RenovaBio: ANP revisa metas individuais de distribuidores para 2020

+
SAIBA MAIS
21 set 2020

RenovaBio: ANP realiza webinar e programa atinge 9 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs)

+
SAIBA MAIS
18 set 2020

APROBIO defende na ANP que Diesel Verde é novo biocombustível: produto exige especificação, marco regulatório e cadeia produtiva própria

+
SAIBA MAIS
18 set 2020

As Políticas Públicas refletem o objetivo nacional de construir uma matriz energética limpa

+
SAIBA MAIS
18 set 2020

Comercialização de CBIOs bate recorde após revisão de metas para 2020

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-911 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO