HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
18 jun 2018 - 06:29
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Brasil e EUA trocam informações sobre políticas de biocombustíveis

Trocar informações e experiências sobre as políticas de biocombustíveis do Brasil e dos Estados Unidos foi a tônica da missão da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) enviada ao país norte-americano. O diretor-superintendente da APROBIO, Julio Minelli, participou da delegação, que deu início às visitas e reuniões na segunda-feira (11).

A agenda da comitiva, liderada pelos diretores da ANP Aurélio Amaral e Felipe Kury, incluiu reuniões no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington (foto acima), e nos Departamentos de Meio Ambiente e de Energia, entre outros. 'Além de agregar informações para o nosso programa, essa missão foi uma maneira de divulgar as políticas brasileiras, as metas, e mostrar aos americanos que estamos compromissados com a redução das emissões de gases de efeito estufa', disse Minelli.

Depois da passagem por Washington, a missão brasileira seguiu para Sacramento, na Califórnia. A delegação obteve informações sobre duas políticas dos EUA para os biocombustíveis: o Renewable Fuel Standard (RFS), mantido pela United States Environmental Protection Agency (EPA); e o Low Carbon Fuel Standard (LCFS), regulado pelo California Air Resources Board (CARB). O programa nacional de combustíveis renováveis dos EUA prevê a produção de 136 bilhões de litros de biocombustíveis até 2022.

Na sexta-feira (15), último dia da visita, os brasileiros participaram de um workshop com o UC Davis Policy Institute for Energy, Enviromment & The Economy e o Institute of Transportation Studies.

De acordo com Julio Minelli, os americanos foram bastante receptivos e abertos à troca de informações, principalmente em relação ao programa da Califórnia. 'Ele é mais parecido com o que o Brasil está se propondo a fazer e, por isso, foi importante aprendermos com a experiência deles, para evitarmos que se repitam os mesmos erros ou obstáculos que eles enfrentaram aqui', afirmou o dirigente da APROBIO.

Estados Unidos e Brasil são os dois maiores produtores mundiais de biocombustíveis. Por isso, a missão brasileira enviada aos EUA foi fundamental para alinhar procedimentos e políticas, de modo a fortalecer as ações para ampliação desse mercado não só nos dois países, mas em todo o mundo.

'A troca de informações dessa missão foi muito importante: são os dois maiores produtores mundiais, que buscam um alinhamento para transformar os biocombustíveis em uma commodity internacional', afirmou Julio Minelli.

Em 2017, os americanos fabricaram 67,7 bilhões de litros e os brasileiros, 32,8 bilhões de litros. Somados, os dois países respondem por mais de 70% da produção mundial de biocombustíveis.

Confira algumas imagens dos encontros



 



 



 



Assine a newsletter da APROBIO para receber informações e bastidores do setor e da Associação. Envie um e-mail para visaoaprobio@aprobio.com.br
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO