HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
25 abr 2017 - 07:22
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Biodiesel, o tema mais quente na agenda de Macri com Trump

O principal produto de exportação da Argentina, para o mercado americano, sofre com o embargo proposto pela indústria daquele país.


A Câmara de Comércio dos Estados Unidos na Argentina (AmCham), também preocupada com as baixas, espera que a disputa comercial que envolve o biodiesel argentino seja um dos temas principais da reunião do presidente Mauricio Macri com Donald Trump na próxima quinta-feira (27).

Com as exportações momentaneamente embargadas, o Departamento de Comércio Americano está estudando uma queixa da indústria de biodiesel local a respeito de dumping, os produtores argentinos temem que o montante de U $ S 1.300 milhão, equivalente ao volume de exportações da argentina para os EUA, ficará em risco a menos que um acordo seja firmado.

Em conversa com o Clarin, importante jornal ArgentinoAlejandro Díaz, diretor executivo da AmCham, resslatou que além desse tema, os membros da Câmara aguardam ainda que Washington de um sinal oficial de que apoia a entrada da Argentina na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O movimento é esperado desde o ano passado quando o ex-secretário de Estado de Barack Obama, John Kerry, visitou o país. A administração democrata também havia feito um aceno para a possibilidade de restaurar o sistema de preferências comerciais  entre os EUA e os exportadores argentinos, removidos durante a administração de Cristina Kirchner. Contudo, o processo permanece indefinido.

A Argentina almeja participar da OCDE, onde México e Chile já estão, e para isso espera receber apoio de potências como os EUA, Japão, Canadá e Alemanha.

A viagem de Macri para os EUA é considerada como uma "visita de trabalho oficial". Portanto, não tem cunho comercial como aconteceu nas viagens a Espanha e a Holanda. No entanto, empresários argentinos esperam que o encontro sirva também para tratar de temas que envolvam "capital".

Diaz, que estava acompanhado na reunião do presidente da General Electric e membro do conselho da Amcham, Alejandro Bottan, voltou a confirmar que durante sua estadia, Macri deverá receber alguns convidados no Four Seasons Hotel para um "bate-papo".

Os presidentes concordaram publicamente que tratarão, ainda na quinta-feira,  do aumento do comércio bilateral entre EUA e Argentina que no ano passado alcançou cerca de US $ 10.472 milhões, com um saldo positivo para os EUA de US $ 2.101 milhões.

Clique aqui para ler a publicação original.

Fonte: Clarín 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO