Iniciativa contribui para ativar a economia e a indústria, além de transformar a mobilidade urbana em um segmento sustentável
A Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob), do Ministério das Cidades, autorizou, nesta terça-feira (17), a contratação de 100 ônibus no âmbito do Programa de Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo Urbano (Refrota 17).
O programa incentiva a melhoria do transporte público coletivo urbano, atendendo à Política Nacional de Mobilidade Urbana e ao objetivo do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte).
Assim, o Refrota contribui para ativar a economia, reativar a indústria, e transformar a mobilidade em um segmento sustentável.
De acordo com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, o ministério tem promovido e acelerado agendas positivas nessa área.
'O programa garante a melhoria na oferta e qualidade do transporte, o que beneficia mais de 30 milhões de brasileiros que utilizam o sistema diariamente', afirma.
O presidente da Associação Nacional dos Transportes Urbanos, Otavio Cunha, reforçou o impacto positivo. 'Cada ônibus novo gera 5 empregos diretos, então temos grandes expectativas de que haja uma melhora significativa na mobilidade', ressalta.
A expectativa é que o projeto agilize a contratação de novos ônibus. 'Serão R$ 3 bilhões disponíveis para renovação e ampliação da frota. A meta é financiar dez mil veículos', anuncia o secretário nacional de Mobilidade Urbana, José Roberto Generoso.
A próxima reunião para avaliação coletiva e monitoramento do Refrota está marcada para o dia 16 de março.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério das Cidades
USP inaugura centro de pesquisas ambientais e quer evitar novos desastres climáticos
Novo PMQC: ANP aprova resultados do projeto-piloto, que será expandido a mais dois estados
RenovaBio: distribuidores têm até o dia 31/12 para aposentar CBIOs para cumprimento das metas de 2024
ANP avalia resultado de resolução que estabelece especificações do biodiesel