HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
01 jun 2018 - 02:21
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

APROBIO pede revogação da medida que retirou obrigatoriedade da mistura do biodiesel ao diesel

O diretor superintendente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (APROBIO), Julio Cesar Minelli, solicitou nesta terça-feira (29), durante a reunião do grupo de trabalho Combustível Brasil, a revogação da medida que retirou temporariamente a obrigatoriedade da mistura B10 (10% de biodiesel) no diesel.

Segundo Minelli, desde a aplicação da medida anunciada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na semana passada, como parte das ações do governo para conter a crise gerada pela greve dos caminhoneiros no País, não houve nenhum embarque de biodiesel, 'tornando regra o que deveria ser exceção'.  Mesmo com a retomada do abastecimento, divulgada hoje pela Agência, os embarques de biodiesel não recomeçaram, gerando prejuízos irreparáveis para o setor.

Para determinar a medida, a ANP alegou que a mistura torna mais complexa a logística na cadeia de distribuição, pois adiciona o fluxo entre a usina produtora e o distribuidor, o qual, geralmente, é rodoviário.

Minelli reiterou que no mínimo poderia também ter sido flexibilizada a venda de B100 para frota de veículos de transporte público e de outros serviços essenciais no Brasil, como forma de ajudar na solução da crise.

A reunião contou com a participação de todos os atores do setor de combustíveis do País e foram apresentados relatórios dos subcomitês temáticos, relativos às atividades debatidas no primeiro semestre do ano, nas áreas de Abastecimento, Infraestrutura, Tributação e Concorrência. Na ocasião, vários representantes de entidades do setor demonstraram preocupação com relação ao subsídio ao diesel.

O Combustível Brasil é um programa do governo criado para fomentar um mercado de combustíveis com oferta compatível com o crescimento da demanda, capaz de atender ao consumidor brasileiro em condições adequadas de preço e qualidade, em um ambiente regulatório objetivo, claro e favorável aos investimentos para expansão do setor de downstream.

Grupo de Trabalho - Nesta quarta-feira (30), se reúne, às 10h, no Ministério de Minas e Energia (MME), o grupo de trabalho criado para discutir as propostas do setor de biodiesel que incluem alternativas de uso para o País. Ao determinar a criação do grupo de trabalho, o ministro Moreira Franco concordou que o setor de biodiesel demanda previsibilidade e estabeleceu que a implantação das sugestões propostas devam ser discutidas neste encontro.

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO