HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
26 jun 2018 - 04:45
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

APROBIO celebra resultado do L61

O 61º Leilão de Biodiesel da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foi histórico. Foram superadas marcas importantes em relação às edições anteriores, o que demonstra a força e a capacidade do setor em prol do desenvolvimento econômico, social e ambiental do Brasil. Ao mesmo tempo, rechaçamos quaisquer novas tentativas de atribuir ao biodiesel responsabilidades que não lhe cabem ou de denegrir a imagem de um produto limpo, sustentável e 100% nacional.

O biodiesel, com o mecanismo dos leilões bimestrais, já adota uma política de reajuste de preços a cada 60 dias, e não diária. Com isso, é possível ter previsibilidade de custos para a cadeia de combustíveis e para os consumidores. Sem falar que, em decisão que vai na contramão da tendência mundial de redução de uso de combustíveis fósseis e estímulo aos biocombustíveis, o governo federal ofereceu subvenção de R$ 0,30 ao diesel derivado de petróleo, principalmente ao importado, mas não ao biodiesel brasileiro, que gera emprego e renda no país e contribui para a diminuição da emissão de poluentes.

Por demanda das distribuidoras, o L61 bateu recordes e superou pela primeira vez a marca de 1 bilhão de litros arrematados. Apesar dos problemas provocados pela greve dos caminhoneiros, com a paralisação da produção nas usinas em maio, o setor ofertou o maior volume do produto na história: 1,040 bilhão de litros, dos quais foram arrematados 1,008 bilhão.

Esse também foi o mais longo leilão da história, com 33 horas de duração. Com o aumento da procura, o preço médio subiu 8,5% em relação ao L60, mas tanto o produto arrematado agora quanto o valor negociado entram em vigor apenas em 1º de julho.

Como entidade de classe privada, a APROBIO defende e respeita as regras do livre mercado, mas também é sensível à necessidade de políticas públicas coerentes para um setor tão estratégico quanto o de combustíveis. O que esperamos é que todos os demais agentes envolvidos, governamentais e empresariais, também respeitem e exerçam tanto as regras do livre mercado quanto as da boa concorrência.

Fonte: Visão APROBIO 

Para assinar a newsletter mande um e-mail para visaoaprobio@aprobio.com.br
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO