HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
26 jul 2017 - 05:41
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Alunos da FEI desenvolvem projetos que estimulam a Sustentabilidade

Os trabalhos de conclusão de curso que alunos da FEI desenvolvem, destacam geração de energia renovável, reciclagem de lixo e tratamento de águas contaminadas


Formandos do Centro Universitário FEI produziram diversos projetos de conclusão do curso, que visam melhorar e contribuir para uma sociedade mais sustentável. Entre os trabalhos de destaque está a Selecta, um protótipo de equipamento para a triagem de lixo reciclável (pré-selecionado). A máquina contém três etapas de separação, cada um separa tipos de materiais diferentes, agilizando o processo de separação de lixo e gerando empregos.

Outro grupo desenvolveu o Helios FEI, um concentrador cilíndrico parabólico capaz de gerar energia heliotérmica, que é limpa e barata. Já na área de Engenharia Química, destacam-se estudos voltados para tratamento da água, com destaque para a água ácida, bastante comum em refinarias de petróleo.

Saiba mais sobre os projetos:

Helios FEI- O projeto consiste em um concentrador cilíndrico parabólico no qual foram colados espelhos coletores utilizados para concentrar a luz solar em tubos receptores posicionados ao longo da linha focal dos espelhos que são desenhados para seguir a posição do Sol. Dentro do tubo temos um fluxo de água passando que é aquecida pela concentração de luz solar incidente. Essa mesma água quente será a fonte de energia para um 'chiller' de absorção que nada mais é do que uma máquina frigorífica. A ideia é tentar substituir a eletricidade, como fonte de energia, pela enérgica heliotérmica, que é limpa e barata. Pode ser empregado em sistemas de refrigeração (geladeiras, ar condicionado, frigobar) e para sistemas de aquecimento (chuveiros e aquecedores).

Fusion - O projeto une o fornecimento de calor ao controle de sua umidade interna, oferecendo uma alternativa de fornos voltados às cozinhas e restaurantes no mercado nacional.

Selecta - O projeto é basicamente uma máquina de seleção de lixo reciclável (pré-selecionado). A máquina trabalha com duas esteiras de transporte e três esteiras de separação. O material entra na esteira de transporte e é desvinculado um do outro e arremessado para cima por bicos pneumáticos alcançando assim uma área de arrasto de ventiladores que empurram esse material para uma coifa, chegando a uma esteira de separação. A máquina contém três etapas de separação, onde cada etapa separa uma gama de material diferente.

Comparação entre os tratamentos por esgotamento e membrana para a água ácida proveniente de refinaria de petróleo - A água ácida ou sour water é um tipo de efluente bastante comum em refinarias de petróleo e contém resíduos de substâncias tóxicas. Nesse projeto, fez-se uma análise do tratamento da água ácida, comparando-se o esgotamento por vapor e a separação por osmose reversa.

Estudo da separação de fases biodiesel-glicerina da reação de transesterificação etílica - A purificação do biodiesel é uma etapa bastante importante em seu processo de obtenção. Nesse projeto, promoveu-se a separação de fases entre biodiesel e glicerina, verificando-se a eficiência do processo por meio de decantação, centrifugação e através de lavagem a com água quente.

Desenvolvimento do processo de tratamento de efluente de uma indústria de tinturaria - Efluentes provenientes de tinturaria tem grande potencial para provocar danos ao meio ambiente. Nesse projeto, desenvolveu-se uma estação de tratamento para esse tipo de efluente, promovendo-se seu posterior reuso na própria tinturaria.

Estudo da extração da quercetina a partir da cebola roxa e seu uso como conservante alimentar natural - A quercetina é uma substância antioxidante encontrada na cebola roxa (Allium Ceppa L.) e tem potencial para ser usada como conservante natural de alimentos. Nesse trabalho, foram determinadas em laboratório as melhores condições para a extração da quercetina.

Fonte: ABC do ABC - Focado em você
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO