HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
07 nov 2017 - 06:09
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Alemanha aumenta consumo de biodiesel de óleo de cozinha usado em 2016

O Germany’s Office for Agriculture and Food (BLE) publicou um relatório de avaliação e progresso para 2016, no qual mostra que, pela primeira vez, o consumo de biodiesel de óleo de cozinha usado (UCO) excedeu o do biodiesel de colza (RME) no país. O consumo total de resíduos de biodiesel em 2016 foi de aproximadamente 868 mil toneladas métricas (mais de 260 milhões de galões), enquanto o uso de biodiesel de colza ficou em 860 mil toneladas.

Uma queda significativa foi observada no consumo alemão de RME de 2015 a 2016, de quase 1,3 milhão de tonelada para 0,86 milhão de tonelada, uma diferença de 440 mil toneladas. Enquanto isso, a proporção de biodiesel de UCO vem aumentando constantemente.

A principal razão para esta "descoberta preocupante", de acordo com a União Alemã para a Promoção de Plantas de Óleo e Proteínas (UFOP), é a obrigação legal de reduzir os gases de efeito estufa, introduzido em 2015.

"A UFOP tinha favorecido fundamentalmente esta mudança como um ponto de venda único na bio economia para o uso de recursos renováveis ??e como meio de abrir o caminho para descarbonizar a economia como um todo", afirmou a UFOP. "Devido ao desenvolvimento recente, os alemães estão cada vez mais dependentes da exportação de óleo de colza".

UFOP

Não só a organização, que representa agricultores de colza e trituradores, preocupa-se com o fato de que o consumo de biodiesel na UCO alemã superou o biodiesel RME como resultado da quota de GEE do país, mas também que o consumo físico de biodiesel diminuiu à medida que a eficiência de GEE de biodiesel melhora. O relatório BLE confirma a poupança de GEE de 77 por cento dos biocombustíveis, que é maior do que as contas anteriores. "A parcela real de biodiesel no mercado de combustível, portanto, caiu de 5,84% em 2015 para 5,68% em 2016", afirmou a UFOP no início deste ano.

A UFOP sugere que esses fenômenos indicam a necessidade de aumentar a cota de GEE para, no mínimo, combinar a proporção de mistura estipulada no padrão de combustível diesel de 7% em volume.

"... A eficiência das matérias-primas documentada pelo relatório BLE já permite que hoje se aplique um maior nível de proteção climática no setor de transportes ", afirmou a UFOP. "Este potencial deve ser alcançado. A UFOP observa ainda que mesmo os óleos usados ??são recursos finitos e, portanto, exigem altas exigências sobre a qualidade da sua certificação.

Fonte: Biodiesel Magazine
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO