HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
15 fev 2018 - 04:26
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

A maior ameaça ambiental para a sua saúde? O ar que você respira

A poluição do ar é um assassino invisível, diz estudo universitário.


É sabido que a poluição do ar é perigosa para os seres humanos. Contudo, um relatório divulgado recentemente, fornece um cenário mais alarmante ao que a generalidade das pessoas está habituada, transformando a poluição do ar numa espécie de assassino invisível. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que sete milhões de mortes prematuras por ano podem estar ligadas à poluição do ar: milhares de pessoas morrem todos os anos nos Estados Unidos devido à exposição a partículas lançadas na atmosfera pelas fábricas. De acordo com o novo Índice de Desempenho Ambiental 2018 (EPI), a poluição do ar é a maior ameaça ambiental à saúde pública.

O novo relatório é produzido por cientistas das universidades de Yale e Columbia em colaboração com o Fórum Econômico Mundial e classifica 180 países sob 24 indicadores de desempenho em 10 categorias, que se centram em torno da saúde ambiental e da vitalidade do ecossistema. No topo da lista está a Suíça, seguida pela França, Dinamarca, Malta e Suécia. No final da lista estão a Índia, Bangladesh, Burundi, República Democrática do Congo e Nepal.

O EPI mostra que a poluição do ar é a principal ameaça para a saúde pública. O objetivo não é assustar o público, mas, alertar que o problema tem o potencial de afetar verdadeiramente as pessoas. E conscientizar os governos, que servem ou deveriam servir, para nos defender.


'À medida que a comunidade mundial persegue novos objetivos de desenvolvimento sustentável, os decisores políticos precisam saber quem lidera e quem está atrasado nos desafios ambientais e de energia', disse Daniel C. Esty, diretor do Yale Center for Environmental Law & Policy, num comunicado de imprensa citado pela CNN.

'O EPI de 2018 confirma que o sucesso em relação ao desenvolvimento sustentável requer investimentos econômicos para gerar recursos em infraestruturas ambientais, além de uma gestão cuidadosa da industrialização e urbanização'.

A poluição do ar tem sido associada diretamente ao desenvolvimento inicial do cérebro, causando efeitos graves e assustadores para a saúde nos seres humanos. À medida que a população mundial aumente, é provável que esse quadro apenas piore se medidas mais drásticas não forem tomadas.

Fonte: Jornal Econômico

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO