O farelo de soja, resultado do esmagamento da soja em grão para a produção de óleo, tem uma importante função na cadeia de produção de proteínas como carnes, ovos e produtos lácteos. Estes alimentos são produzidos, principalmente, com a utilização do farelo da soja na formação da ração animal. Com mais biodiesel, há mais farelo para a alimentação animal e, em consequência, melhores elevação dos preços da ração. E alimentos mais baratos.
O biodiesel representa o setor econômico que abrange agricultores familiares, produtores rurais em geral e de soja em especial, fornecedores de equipamentos, agroindústrias de extração de óleo vegetal e farelos, indústrias de insumos químicos, fornecedores de gorduras animais descartadas, de tecnologias e serviços relacionados à produção do biodiesel. A cadeia produtiva emprega mais de 1,5 milhão de pessoas e já investiu mais de R$ 9 bilhões no país.
Este é o momento do envolvimento de todos para a consolidação da agenda de crescimento do biodiesel no Brasil
Artigo de Erasmo Carlos Battistella: APROBIO completa 10 anos celebrando trajetória de sucesso do setor e mirando consolidação do crescimento do biodiesel no Brasil