HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
CONHEÇA O BIODISEL
15 jun 2021 - 07:49
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Cuidado com as fakes news: não existem estudos que limitam o uso do biodiesel até a mistura de 7%  

Nenhum dano a máquinas e motores foi comprovado pela ação direta ou indireta da utilização do biodiesel nas misturas já aprovadas pelos fabricantes de motores e equipamentos e pelo Ministério de Minas e Energia (MME).


Abaixo, recomendamos acessar os dois links e ler os estudo “Relatório de consolidação dos testes e ensaios para validação da utilização de Biodiesel B15 em motores e veículos Grupo de Trabalho para Testes com Biodiesel (Portaria MME nº 262/2016 e Portaria MME nº 80/2017)” e “Relatório de consolidação dos testes para validação da utilização de misturas com Biodiesel B10 em motores e veículos 30 de abril de 2018 Grupo de Trabalho para Testes com Biodiesel (Portaria MME nº 262/2016 e Portaria MME nº 80/2017)”.


https://aprobio.com.br/arquivos/2019_02_28_Relatorio-B15-B20.pdf


https://aprobio.com.br/arquivos/2018_04_30_Relatorio-Testes-B10.pdf


Os dois documentos contaram com a participação de várias entidades e empresas do setor automotivo e de distribuição de combustíveis.


Importante destacar entre as conclusões que:


“1 – Os testes realizados com diferentes amostras de B10, caracterizadas conforme descritos nesse trabalho, inclusive quanto à especificação, tiveram seus resultados aprovados na aplicação com os diferentes sistemas, motores, equipamentos e veículos. Não houve qualquer problema reportado pelas empresas durante seus ensaios dentro da planilha de testes previamente aprovada.”


“3 – Ressalta-se que a manutenção da qualidade do combustível depende de aplicação consistente de regras de boas práticas no manuseio e armazenagem, na produção e na comercialização, até o usuário final.


Portanto, o uso da mistura de 10% de biodiesel no diesel (mistura B10) foi amplamente testado e aprovado, nos termos descritos neste trabalho.”


No relatório de 2019, a entidade que representa o setor automotivo indicou que “o aumento do teor de biodiesel no óleo diesel para 15% deve ser precedido de alterações na especificação do combustível, que garantam o aumento da estabilidade do mesmo, pois, ao que tudo indica, esta foi a principal causa para a formação dos depósitos em filtros e injetores, com consequências no desempenho do veículo e aumento na periodicidade da troca de óleo e filtros”.


O setor de biodiesel fez os investimentos necessários que permitiram aprimorar as especificações do biodiesel e atender à solicitação dos representantes do setor automotivo, o que garantiu o caminho à ampliação prevista da mistura. Na oportunidade a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, em conformidade com o setor produtor de biodiesel, com a Resolução ANP n° 798/2019 alterou a Resolução ANP nº 45/2014, que estabelece as especificações de qualidade de biodiesel, para determinar a obrigatoriedade da aditivação do biodiesel com antioxidante e estabelecer novo limite de especificação da característica estabilidade à oxidação, que foi aumentada de 8 para 12 horas.


A especificação do biodiesel brasileiro já tem parâmetros muito mais severos do que os que são praticados na Europa, o que faz do produto brasileiro um produto superior. São inúmeros os programas de testes realizados pelo Brasil e toda a produção de biodiesel é acompanhada de relatório de conformidade do produto. Há grupos de usinas que passaram a entregar seus produtos, de forma deliberada, com parâmetros ainda mais restritivos do que os pedidos pelas especificações ANP e já houve manifestação do setor solicitando à ANP ainda maior rigor em alguns parâmetros, buscando aprimorar ainda mais as especificações. A melhoria do setor é contínua.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17 jun 2021

Este é o momento do envolvimento de todos para a consolidação da agenda de crescimento do biodiesel no Brasil

+
SAIBA MAIS
15 jun 2021

O que você não sabia e precisa saber sobre o biodiesel?

+
SAIBA MAIS
15 jun 2021

Artigo de Erasmo Carlos Battistella: APROBIO completa 10 anos celebrando trajetória de sucesso do setor e mirando consolidação do crescimento do biodiesel no Brasil

+
SAIBA MAIS
14 jun 2021

A qualidade do biodiesel está comprovada em testes

+
SAIBA MAIS
14 jun 2021

O que acontece ao reduzirmos da mistura de biodiesel?

 

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-911 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO