20 de agosto de 2018

Benefícios do Biodiesel

– É uma fonte de energia renovável, biodegradável e não tóxico;images

– Gera emprego e renda no campo, diminuindo o êxodo rural.

– Trata-se de uma fonte de energia renovável, dependendo da plantação de grãos oleaginosos, sebo bovino e outras matérias primas em estudo.

– Influencia positivamente no PIB, pois diminui a dependência do combustível fóssil e sua importação.

– Produzido em larga escala e com uso de tecnologias sustentáveis, o custo de produção pode ser mais baixo do que os derivados de petróleo.

– O seu uso contribui para a diminuição do efeito estufa, proporcionando um ganho ambiental para todo o planeta pela diminuição da poluição atmosférica;

GANHOS AMBIENTAIS

Camada-47Dentre as externalidades ambientais positivas, salienta-se para a significativa redução de emissões, tanto dos Gases do Efeito Estufa quanto de outras substâncias nocivas à saúde humana. Estima-se que, no primeiro caso, haja uma diminuição das emissões da ordem de 70% quando considerado o ciclo de vida do biodiesel puro, enquanto que no segundo percebe-se sensível melhoria na qualidade do ar das grandes cidades em virtude da redução de envios de materiais particulados, hidrocarbonetos e monóxido de carbono à atmosfera.

Dependendo do percentual de mistura em análise, a mitigação de tais emissões pode chegar a 20% em relação ao diesel mineral. Assim, ressalta-se o papel do biodiesel enquanto beneficiador da saúde do ser humano, haja vista o potencial efeito redutor de mortalidade, internações e tratamentos contra doenças diretamente ligadas à má qualidade do ar respirado.

GANHOS PARA A SAÚDE PÚBLICA

carro

A Organização Mundial da Saúde estima que 2 milhões de mortes prematuras por ano no mundo se devem à poluição ambiental.

O emprego do biodiesel como fator de diversificação da matriz energética brasileira é um objetivo explícito do governo federal justamente pelos benefícios que gera na saúde pública, na paisagem urbana, e na política de atendimentos nos hospitais.

Estudo realizado pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade em seis regiões metropolitanas do Brasil aponta que a introdução progressiva do biodiesel contribui para a diminuição de mortes bem como a economia com gastos em internações públicas.

Assine nossa newsletter e tenha acesso as principais notícias do setor


aprobio@aprobio.com.br
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 - Conj. 91 - Jd. Paulistano - 01452-911 - São Paulo - SP - Tel: 55 11 3031- 4721

Back to Top