26 de março de 2019

Compartilhar , , Google Plus , Pinterest ,

Imprimir

Posted in:

Inteligência artificial está fortemente ligada à sustentabilidade

Ricardo Abramovay participa da coluna “Sustentáculos” e antecipa pontos da palestra que proferirá, no dia 19 de março, no IEE da USP

O colunista José Eli da Veiga e o professor Ricardo Abramovay estão participando da 2ª Série Procam Novas Veredas da Sustentabilidade, que acontece até o dia 9 de abril, no auditório do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP. A convite do colunista, Abramovay nos dá uma introdução sobre o tema que abordará em sua exposição da próxima terça-feira (19), a partir das 15 horas: a inteligência artificial.

Para Ricardo Abramovay, a inteligência artificial tem tudo a ver com a série Veredas da Sustentabilidade. Segundo ele, a resolução de nossos grandes problemas socioambientais passa por desenvolvimentos tecnológicos, na área de energia e gestão de materiais, que supõem dispositivos digitais e inteligentes. Além disso, ele cita uma razão ainda mais importante, resumida pelo Centro de Estudos de Riscos Globais da Universidade de Oxford, no Reino Unido. “Segundo os especialistas, temos hoje três riscos globais: a guerra nuclear, os riscos do aquecimento global e aqueles ligados à própria inteligência artificial”, aponta Abramovay.

A inteligência artificial é, em muitos casos, segundo o professor, benéfica à sociedade. “Ela permite melhorar a gestão do trânsito, da segurança urbana e que se avance na área de energia”, descreve, ressaltando que “não daria para ter energia solar descentralizada se não houvesse uma coordenação inteligente para a qual a inteligência artificial contribui imensamente.” No entanto, Abramovay lembra que a inteligência artificial está baseada no que as máquinas e algoritmos conseguem captar dos dados que nós fornecemos. “Há uma ligação forte entre a inteligência artificial e a sociedade da vigilância, o que é extremamente preocupante”, pondera.

Fonte: Jornal da USP

Assine nossa newsletter e tenha acesso as principais notícias do setor


aprobio@aprobio.com.br
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 - Conj. 91 - Jd. Paulistano - 01452-911 - São Paulo - SP - Tel: 55 11 3031- 4721

Back to Top