20 de agosto de 2019

Compartilhar , , Google Plus , Pinterest ,

Imprimir

Posted in:

Produção de biodiesel cresceu 32% em janeiro

O ano começou relativamente bem para as usinas brasileiras. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção de biodiesel no mês de janeiro foi de 446,4 milhões de litros. Esse volume é praticamente um terço – 32,1% – maior do que o registrado no mesmo mês de 2018, quando a produção reportada foi um pouco maior que 337,8 milhões de litros.

Mesmo se levarmos em conta que em janeiro de 2018 o percentual de mistura obrigatória ainda estava no B8, o crescimento foi robusto. Sozinho, o aumento pode explicar um crescimento de apenas 25%. Embora os números sobre as vendas de combustíveis pelas distribuidoras em janeiro ainda não tenham sido disponibilizados, essa diferença pode sinalizar que o mercado um aquecimento na demanda por óleo diesel.

Em janeiro de 2018, o consumo de diesel foi de 4,13 bilhões de litros.

A última vez em que o comparativo anual indicou um crescimento tão robusto foi justamente em janeiro de 2018 quando a produção mensal superou a de 2017 em praticamente 35%.

O ritmo de crescimento no volume de biodiesel fabricado no país vem se acelerando nos últimos meses. Em setembro passado, as usinas reportaram uma produção de 21% maior do que no mesmo mês de 2017; esse percentual vem se expandindo a cada mês desde então.

Em níveis absolutos, janeiro não se sai assim tão bem. A produção foi a menor desde maio passado. Historicamente, contudo, os primeiros dois meses do ano costumam ser os piores para as usinas com a produção realmente engatando a partir de março.

Maior

O maior fabricante o mês foi a Granol de Anápolis, que colocou 29,9 milhões de litros de biodiesel no mercado. A usina goiana repetiu o desempenho de dezembro quando tomou a primeira colocação da Oleoplan de Veranópolis.

O Rio Grande do Sul foi a maior praça produtora de biodiesel do país, com 119,6 milhões de litros.

No total, tivemos 38 unidades produtivas ativas em janeiro, o mesmo número que tivemos em dezembro do ano passado.

Fonte: BiodieselBR

Assine nossa newsletter e tenha acesso as principais notícias do setor


aprobio@aprobio.com.br
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 - Conj. 91 - Jd. Paulistano - 01452-911 - São Paulo - SP - Tel: 55 11 3031- 4721

Back to Top