16 de dezembro de 2018

Compartilhar , , Google Plus , Pinterest ,

Imprimir

Posted in:

APROBIO participa de reunião do CMAB em Brasília

O diretor superintendente da APROBIO, Julio Minelli, participou na tarde desta terça-feira (18) da 7a. Reunião do Comitê de Monitoramento do Abastecimento de Biodiesel, na sede do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília, quando as entidades avaliaram que o mercado tem se comportado um pouco abaixo das expectativas iniciais, mas com leve recuperação após a queda causada pela paralisação de maio. Os produtores têm respondido com aumento de oferta condizente com a demanda.
O encontro ocorre às vésperas da audiência pública convocada pelo MME para debater o cronograma de aumento da mistura de biodiesel ao diesel derivado de petróleo. O atual percentual em vigor é de 10% (B10) e a legislação atual permite um aumento até 15% (B15).
Em março, também em reunião da CMAB, a APROBIO propôs um aumento de 1 ponto percentual por ano a partir de 2019, para que o Brasil atinja o B15 até 2023, antecipando em um ano o previsto no RenovaBio. A proposta é que esse incremento continue até 2028, quando deverá atingir o B20, porém há necessidade de aprovação de nova legislação.
O cronograma de aumento da mistura até o B15 será tema de resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Para Julio Minelli, fixar um cronograma é condição fundamental para dar previsibilidade ao mercado e permitir que os produtores e a cadeia em geral planeje os investimentos de maneira adequada.

Assine nossa newsletter e tenha acesso as principais notícias do setor


aprobio@aprobio.com.br
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 - Conj. 91 - Jd. Paulistano - 01452-911 - São Paulo - SP - Tel: 55 11 3031- 4721

Back to Top