13 de novembro de 2018

Compartilhar , , Google Plus , Pinterest ,

Imprimir

Posted in:

Novos estudos reforçam os benefícios do biodiesel para o ambiente e a saúde pública

Estudos científicos divulgados nesta semana mostram o quanto limpar a matriz dos combustíveis de ônibus e caminhões é urgente e necessário para o bem-estar dos brasileiros. Sem aumentar o uso do biodiesel e de outras fontes renováveis nos veículos pesados, os moradores dos grandes centros urbanos continuarão sujeitos aos males da poluição do ar e o país deixará de aproveitar todo o seu potencial de produção de energia limpa e sustentável.

O Instituto Saúde e Sustentabilidade verificou queda de até 78% na concentração de poluentes como material particulado e ozônio durante a greve dos caminhoneiros, em maio. Apesar da falta de dados em mais de 70% dos estados brasileiros, o que por si só é alarmante, o estudo comprova a “necessidade de revisão e elaboração de políticas públicas e o cumprimento de resoluções ou leis já existentes para uma série de ações”, incluindo a substituição do diesel por combustíveis mais limpos, diz a diretora da entidade, Evangelina Vormittag.

A observação é pertinente e foi reforçada por estudo, divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo na terça-feira (17), que mostra que ônibus e caminhões correspondem a 5% da frota circulante na Grande São Paulo, mas emitem 50% da poluição atmosférica da região.

Vale lembrar que, na capital paulista, havia legislação para obrigar o uso progressivo de combustível renovável não-fóssil (como o biodiesel) por todos os ônibus do sistema de transporte público do Município, sendo a substituição plena a partir de 2018, mas a medida foi postergada em até 20 anos e nem sequer foi regulamentada pela Prefeitura.

Os benefícios do biodiesel como substituto do diesel fóssil são comprovados também por pesquisa recente feita na vizinha Argentina. A exemplo de estudo da Peterson Solutions apoiado pela APROBIO e publicado em 2015, lá os pesquisadores também verificaram redução de 70% na emissão de poluentes quando se substitui o combustível derivado de petróleo pelo biodiesel.

O Brasil pode e deve aumentar a participação do biodiesel na matriz de combustíveis utilizados por ônibus, caminhões e maquinário agrícola e industrial. Não só o meio ambiente, mas a saúde dos brasileiros e a economia do campo têm muito a ganhar com mais biodiesel!

Esse conteúdo foi divulgado na newsletter #VISAOAPROBIO dessa semana – assine para receber antes visaoaprobio@aprobio.com.br

Assine nossa newsletter e tenha acesso as principais notícias do setor


aprobio@aprobio.com.br
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 - Conj. 91 - Jd. Paulistano - 01452-911 - São Paulo - SP - Tel: 55 11 3031- 4721

Back to Top