17 de agosto de 2018

Compartilhar , , Google Plus , Pinterest ,

Imprimir

Posted in:

A crise de combustíveis e a matriz energética brasileira

A greve dos caminhoneiros explicitou a extrema dependência do petróleo para a economia brasileira

Os 9 dias de greve dos caminhoneiros contra a elevação dos preços do diesel provocou uma grave crise de abastecimento de alimentos e combustíveis em todo o Brasil. O episódio também deixou claro que, mesmo tendo uma matriz energética equilibrada entre recursos renováveis e não renováveis, o país ainda é muito dependente do petróleo.

Diante desta crise, é imporante você aprender um pouco mais sobre alguns importantes conceitos exigidos em questões que envolvem Geografia e Atualidades – como matriz energética.

Matriz energética é o conjunto dos recursos de energia empregados pelo mundo, por uma região ou por um país. Todos os países calculam periodicamente os recursos de que dispõem, quanto de energia produzem e suas finalidades. Uma das matrizes mais utilizadas é a que considera a oferta de energia – a soma da energia produzida domesticamente e da importada, deduzidas as exportações.

A matriz pode apresentar as fontes de energia em diferentes categorias:

Fontes de energia primárias São os recursos obtidos da natureza: petróleo, xisto, carvão mineral, lenha, cana-de-açúcar, mamona, soja, urânio, água, sol, ventos.

Fontes de energia secundárias São os recursos derivados dos primários, como diesel, gasolina e querosene (petróleo), biodiesel e etanol (biomassa de cana-de-açúcar e milho, por exemplo) e eletricidade (recursos hídricos).

Continue lendo aqui.

Fonte: Guia do Estudante

Assine nossa newsletter e tenha acesso as principais notícias do setor


aprobio@aprobio.com.br
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 - Conj. 91 - Jd. Paulistano - 01452-911 - São Paulo - SP - Tel: 55 11 3031- 4721

Back to Top