17 de agosto de 2018

Compartilhar , , Google Plus , Pinterest ,

Imprimir

Posted in:

É possível termos energia 100% renovável?

Já é perfeitamente normal surgirem notícias que, durante algumas horas do dia, um território ou um país conseguiram funcionar exclusivamente com energia produzida por energias renováveis. E a necessidade de reduzir o impacto ambiental da exploração e produção de energia com combustíveis fósseis vai servir como pressão para fazer com que isto aconteça mais vezes. Mas será que um dia vai ser possível que toda a energia seja 100% renovável, em qualquer altura do dia?

O principal problema para a geração de energia renovável tem a ver com o espaço. Centrais solares e eólicas não são tão eficientes como térmicas, e as hidroelétricas estão limitadas pela geografia. Junte-se a isso o problema de que existem em que não há vento ou sol, enquanto as térmicas podem continuar a funcionar desde que haja combustível à mão. Estes e outro problemas foram expostos num artigo publicado no jornal científico Renewable and Sustainable Energy Reviews.

Estas críticas levaram um grupo de investigadores de quatro universidades europeias (Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, Universidade Tecnológica de Lappeenranta, Universidade Tecnológica de Delft e Universidade de Aalborg, na Alemanha, Finlândia, Holanda e Dinamarca, respetivamente) e um laboratório sul-africano (SACSIR) a preparar uma resposta, indicando as vantagens de como a simples passagem para 100% de renováveis vai tornar o consumo de energia mais eficiente.

A transformação em energia, vindo de uma fonte primária, tem menos perdas energéticas (petróleo tem que ser refinado, nuclear exige medidas de segurança que consomem energia), e podem evitar-se também o consumo na mineração e transporte destas fontes. O potencial energético de 100% de fontes renováveis é de 620 terawatts a nível mundial.

Continue lendo aqui.

Fonte: Motor 24

Assine nossa newsletter e tenha acesso as principais notícias do setor


aprobio@aprobio.com.br
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 - Conj. 91 - Jd. Paulistano - 01452-911 - São Paulo - SP - Tel: 55 11 3031- 4721

Back to Top