21 de agosto de 2018

Compartilhar , , Google Plus , Pinterest ,

Imprimir

Posted in:

Comitê Renovabio apresenta primeira versão de modelo a entidades do setor de combustíveis

O Diretor Superintendente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), Júlio Cesar Minelli, e o Assessor Técnico da entidade, Antonio Ventilii, participaram de reunião para apresentação do comitê do RenovaBio na tarde desta quinta-feira (3), na sede do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) às entidades do setor de combustíveis.

O Ministério de Minas e Energia (MME) apresentou uma primeira versão do modelo para subsidiar as metas que devem ser sugeridas ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão responsável pela definição das metas nacionais de redução de emissões. Os dados apresentados preveem uma redução de 7% de intensidade de carbono até 2028.

As entidades do setor de combustíveis fizeram sugestões em relação aos dados exibidos pelo MME em apresentações encaminhada às entidades. Pela Aprobio, Minelli destacou que a legislação já permite o aumento da mistura até B 15 e ressaltou que essa previsão não consta da proposta apresentada levando em conta o número de 7,4 milhões de metros cúbicos de biodiesel para a matriz em 2028, apontado na projeção do MME. “Esta previsibilidade é fundamental ao nosso setor e precisa estar presente já neste primeiro momento”, destacou.

Minelli lembrou ainda de estudos da Aprobio sobre importância do biodiesel na criação de empregos e de incremento do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Estas pesquisas deveriam estar incorporadas aos cálculos da meta de redução de emissões, bem como do estudo com metodologia reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontando ganhos para o setor de saúde com a maior utilização do biodiesel.

Na primeira quinzena de maio está prevista a realização de consulta pública para contribuições ao modelo em construção. O CNPE deve definir, em reunião no dia 5 de junho, as metas nacionais de redução das emissões.

O comitê do RenovaBio tem a participação de diversos órgãos governamentais. Minelli destacou a importância da reunião para que o setor conheça o andamento dos trabalhos e faça sugestões a consulta pública.

Fonte: Assessoria Aprobio

Assine nossa newsletter e tenha acesso as principais notícias do setor


aprobio@aprobio.com.br
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 - Conj. 91 - Jd. Paulistano - 01452-911 - São Paulo - SP - Tel: 55 11 3031- 4721

Back to Top