23 de setembro de 2018

Compartilhar , , Google Plus , Pinterest ,

Imprimir

Posted in:

As soluções inovadoras para gerar mais e melhores fontes de energias renováveis no mundo

Em muitas partes do mundo desenvolvido, basta acionar um interruptor para ligar uma lâmpada, uma máquina de lavar roupa, uma televisão ou um computador.

Mas não é em todo lugar que isso acontece.

Na maioria dos países em desenvolvimento, a demanda por energia está aumentando. Como resultado, apagões constantes são registrados e, não raro, se vê com frequência cidades ‘às escuras’.

Todas as fontes de energia são intermitentes, em maior ou menor grau. Mas, por sua natureza, a produção de energia renovável se move entre dois extremos: ou gera muita energia ou não gera o suficiente para atender à demanda.

Por essa razão, especialistas vêm tentando descobrir novas formas de melhorar o armazenamento de energia, de forma que o excedente, se houver, possa ser usado posteriormente quando houver desequilíbrios entre a oferta e a demanda de eletricidade.

“A necessidade de armazenar energia surge quando você entende como é incrivelmente difícil gerar eletricidade”, diz Benjamin Sovacool, professor de Política Energética da Universidade de Sussex, no Reino Unido.

Energias renováveis

Embora 176 países no mundo, incluindo o Brasil, tenham uma política de energia limpa, o mundo ainda depende em grande parte do petróleo, do gás e do carvão.São combustíveis fósseis que, segundo cientistas ambientais da ONU, terão “impactos sérios, generalizados e irreversíveis sobre as pessoas e os ecossistemas” se nada for feito para mudar essa realidade.

John Goodenough, um cientista pioneiro e professor universitário, criador de baterias de íons-lítio, defende que a humanidade precisa repensar como produz e armazena energia.

“A dependência da sociedade moderna de combustíveis fósseis não é sustentável. Portanto, temos que encontrar em um futuro muito próximo uma maneira de produzir energia e, em seguida, armazená-la em uma bateria [em larga escala]”, diz ele.

Continue lendo aqui.

Fonte: BBC Notícias

Assine nossa newsletter e tenha acesso as principais notícias do setor


aprobio@aprobio.com.br
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 - Conj. 91 - Jd. Paulistano - 01452-911 - São Paulo - SP - Tel: 55 11 3031- 4721

Back to Top