Benefícios do Biodiesel

– É uma fonte de energia renovável, biodegradável e não tóxico;images

– Gera emprego e renda no campo, diminuindo o êxodo rural.

– Trata-se de uma fonte de energia renovável, dependendo da plantação de grãos oleaginosos, sebo bovino e outras matérias primas em estudo.

– Influencia positivamente no PIB, pois diminui a dependência do combustível fóssil e sua importação.

– Produzido em larga escala e com uso de tecnologias sustentáveis, o custo de produção pode ser mais baixo do que os derivados de petróleo.

– O seu uso contribui para a diminuição do efeito estufa, proporcionando um ganho ambiental para todo o planeta pela diminuição da poluição atmosférica;

GANHOS AMBIENTAIS

Camada-47Com a atual mistura de 7% de biodiesel no diesel comercializado no Brasil, os motores que funcionam com ela emitem menos 60% de gases poluentes. Com 10% do combustível misturados (B10), a redução de hidrocarbonetos pode chegar a 10%, o que representa 12.500 toneladas a menos na atmosfera. A redução pode ser de até 20% quando a mistura chegar a 20%, o que corresponde a 25.000 toneladas a menos.

Nas emissões de CO² a relação é de menos 8% emitidos com 10% de mistura e 12% a menos com 20%. Estes percentuais significam, respectivamente, evitar a emissão de 65 mil toneladas de monóxido de carbono por ano ou até 100 mil toneladas do gás no mesmo período.

GANHOS PARA A SAÚDE PÚBLICA

carro

A Organização Mundial da Saúde estima que 2 milhões de mortes prematuras por ano no mundo se devem à poluição ambiental.

O emprego do biodiesel como fator de diversificação da matriz energética brasileira é um objetivo explícito do governo federal justamente pelos benefícios que gera na saúde pública, na paisagem urbana, e na política de atendimentos nos hospitais.

Estudo realizado pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade em seis regiões metropolitanas do Brasil aponta que a introdução progressiva do biodiesel contribui para a diminuição de mortes bem como a economia com gastos em internações públicas.