25 de maio de 2018

Compartilhar , , Google Plus , Pinterest ,

Imprimir

Posted in:

Reino Unido funcionou 55 horas consecutivas sem carvão pela primeira vez na história

O Reino Unido funcionou  55 horas consecutivas sem carvão, batendo o último recorde de 40 horas livres de recursos não renováveis atingido em outubro passado, segundo a Bloomberg. Um feito concretizado no momento em que os combustíveis fósseis começam a perder terreno para as energias renováveis.

Entre as 22 horas de segunda-feira(16), em Londres e as 5 horas de quinta-feira(17), o Reino Unido ficou por tempo recorde sem a utilização de usinas de carvão. Em contrapartida, as turbinas eólicas produziram maiores quantidades de energia.

O Reino Unido foi um dos primeiros países a adotar a energia renovável como recurso para a criação de eletricidade. Tem um número de turbinas eólicas instaladas muito superior a outros países e igualmente campos de painéis solares que começam cada vez mais a atender à maior procura por fontes renováveis, segundo a Bloomberg.

O governo britânico pretende desligar todas as usinas de carvão até 2025 e dar prioridade às energias renováveis.

Já em Março deste ano, Portugal funcionou também, a nível elétrico, durante 69 horas, através de fontes renováveis. Entre as 16 horas de sexta-feira, dia 9 de Março, e as 13 horas de segunda-feira, 12 de Março, o consumo de eletricidade em Portugal operou inteiramente em função de recursos renováveis.

Já em 2016, Portugal tinha realizado o mesmo feito, mas por um período mais longo. Durante 107 horas consecutivas, as renováveis asseguraram todo o consumo em Portugal Continental. Foram mais de quatro dias com eletricidade produzida exclusivamente a partir de energias renováveis. A chuva e o vento foram também aqui os únicos motores da energia em Portugal, sem necessidade de recorrer a carvão ou a gás natural.

Fonte: Jornal de Negócios 

Assine nossa newsletter e tenha acesso as principais notícias do setor


aprobio@aprobio.com.br
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 - Conj. 91 - Jd. Paulistano - 01452-911 - São Paulo - SP - Tel: 55 11 3031- 4721

Back to Top