Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Escrito em

CNPE autoriza aumento do mercado de biodiesel em todo país

CNPE autoriza aumento do mercado de biodiesel em todo país © by Crédito: Saulo Cruz / MME

Medida antecipa em um ano o nível de 10% por litro de óleo diesel

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou hoje (9/11) em reunião extraordinária o aumento da mistura de biodiesel por litro de óleo diesel dos atuais 8% (B8) para 10% (B10) a partir de março do próximo ano.

A medida significa a antecipação de um ano do nível de mistura previsto na Lei 13.263, de 23 de março de 2016, que estabelecia o patamar B10 para o óleo diesel somente a partir de março de 2019.

Já esperada pelo setor produtivo e toda a cadeia econômica e social do biocombustível, ela deve aumentar a produção de biodiesel dos 4,2 bilhões de litros previstos para este ano, para algo em torno de 5,3 bilhões de litros em 2018.

Neste ano, o consumo previsto de B7 deve gerar uma economia de US$ 1,8 bilhão em importações de óleo diesel. Com o B10, a previsão é de que esses 1,1 bilhão de litros do biocombustível consumidos a mais, gere uma economia suplementar de mais meio bilhão de dólares em importações do combustível fóssil.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (APROBIO), o aumento da mistura contribui também para reduzir a ociosidade industrial do parque produtivo, em torno de 50%. “A partir de agora – disse ele –, precisamos nos preparar para atender um mercado B15 (15% de biodiesel por litro de diesel).

A resolução segue para sanção do presidente Michel Temer e entrará em vigor após publicação pela Casa Civil no Diário Oficial da União (DOU).

Confira a nota oficial sobre o tema no site do Ministério de Minas e Energia.

Fonte: Assessoria Aprobio